Em uma rotina de pintura experimental, onde se descarta mais do que acerta, é sempre bom parar um pouco e buscar pela técnica. Dessa forma você pode … continuar experimentando, mas com um pouco mais segurança.
Nessa busca, participei recentemente de um workshop em Brasília, com o grande Carlos Avelino, mais conhecido como ‘Avelino’. Além de ilustrador e animador o cara é um aquarelista de mão cheia. Já estudou com outro Mestre, o Carcamo (que dispensa comentários) e já vem há algum tempo ministrando aulas em São Paulo e em outros estados também. Suas aquarelas são vibrantes e inegavelmente belas, mas confesso que o que me atraiu mesmo foram as fusões. Nome esse que inclusive intitula o seu Workshop.
(O povo praticamente em transe só observando)

(Aquarela de Carlos Avelino)
As fusões fazem toda a diferença em trabalhos de Aquarela, pois suavizam as transições de cores e formas, eliminando bordas e divisões muito evidentes. Precisa existir uma harmonia e uma fluidez que fazem com que o trabalho realmente seja aquarela e não uma ilustração criada por outro meio. (E isso demanda prática e tempo.)
Estudo realizado no workshop. Entrei com a composição e a primeira aguada. O Avelino matou com essas sombras sensacionais e eu finalizei a folhagem das árvores e detalhes.
Aqui, no segundo dia em atividade de plein air. A fotografia não se compara a essa experiência porque aqui você exercita muito mais o senso de percepção e criatividade ao traduzir o que se vê para a tela. E isso envolve seletividade e eliminação de detalhes que as vezes não contribuem para a pintura em aquarela. Novamente, o Avelino deu todo o suporte e intervenção. Impressionante como ele conseguia em tempo recorde atender e até salvar algumas tentativas fadadas ao fracasso. Nesse tipo de atividade, é sempre bom ir preparado para o previsto e para o imprevisto. Em poucas horas passamos por sol, chuva, insetos apreciadores de arte e até alguns vendedores ambulantes que não só ofereciam produtos pra comprar, mas também transitavam pelo universo da filosofia com alguns discursos. Mas faz parte da aventura.
Importante dizer que o Workshop foi organizado pela escola de Arte Par de Ideias. Agradecimento especial a Maisa e a Julia pela atenção, organização e suporte do Evento.
http://ave-lino.blogspot.com.br/
https://www.facebook.com/carlos.avelino.10
http://www.pardeideias.com.br/
Eu amo pintura aquarela e admiro muito quem consegue realmente fazer desta arte. Maravilhoso os trabalhos expostos acima! Sucesso para você e um ótimo 2017!
Obrigado pela visita Bruna. Continuaremos estudando…
Excelente ano novo!
Uma arte que é antiga porem moderna , parabéns pelos trabalhos apresentados acima.
Obrigado pela visita!
Muito bonito poder ver como nasce essa arte. 😍
A pintura com aquarela é uma verdadeira terapia. E é sempre emocionante. Dá uma sensação de retorno à infância e de reconexão com aquela época de criatividade e imaginação… Parabéns!
Verdade. Obrigado!
Acho maravilhoso pintar! É um dom.
Admiro quem sabe pintar.. rs eu nem o 7 . Belo trabalho!!
Valeu Crys. Vale a pena tentar um dia. Recomendo!
Entrei no ‘Blogs Recomendados do WordPress’ e lá estava o seu!
Que bacana que entrei! 🙂
Parabéns pelo espaço. Super clean e ótimos posts. Sempre gosto de conhecer novos colegas de blog assim vou aumentando minha rede, e claro, conhecendo sobre diversos assuntos e até mesmo cultura. Gostei das artes.
Estendo aqui o convite para conhecer o meu blog… Ficarei contente com sua visita! 🙂
HuG! 😀
http://www.andrehotter.com
👻 Snapchat: andrehotter
📸 Instagram: @andrehotter
amei o seu trabalho, tive o prazer de entrar no seu blog.
gostaria que você conhecesse meu blog e minhas redes sociais, fica o convite ficarei muito feliz. 🙂
snapchat:cmoreira476
instagram:camoreira2910
facebook:Carolina Moreira
blog:https://alohaca.wordpress.com/
Encontrei esse post como sugestão, e coincidentemente sigo e conheço (um pouco) dos trabalhos do Carlos Avelino com aquarela. São realmente incríveis! Meu sonho era estar participando desse workshop rsrs Acho incrível os efeitos de sombra que ele faz, sempre dando uma atmosfera mais real pras obras. Parabéns! Boas pinturas! Continue relatando essas aventuras artísticas! 🙂
oi Humberto. Então, o Avelino é um daqueles caras que te impressionam não só por fazer trabalhos belíssimos, mas por demonstrar uma segurança absurda ao lidar com aquarela, que como sabemos é um negócio meio difícil de dominar, ou de conduzir, melhor dizendo. Ele vai ministrar outro workshop em Brasília em Junho eu acho. Parabéns pelos desenhos também, abraço.
Parabéns! Belo post.
Olá. Muito obrigado!
Pingback: Arte no seu Melhor. | Título do site
Gostei
Que estilo de arte maravilhoso envolvido com uma ideia genial!
Fico feliz que gostou. Obrigado!!
Pingback: Fusões e sensações em aquarela – com Carlos Avelino | Blog do Faiska
Belo trabalho.
Muito obrigado!
Adorei. Não sei desenhar um círculo nem apoiado por compasso. Ver alguém capaz de se expressar assim é inspirador.
Olá desculpe a demora na resposta. Sabe sim e aposto que vai além do circulo. Abraço!
Abraço!
Um grande trabalho, muito bonito. A prática leva a perfeição, continue pintando e divulgando seu trabalho, tenho certeza que obras primorosas serão criadas.