Fusões e sensações em aquarela – com Carlos Avelino

Em uma rotina de pintura experimental, onde se descarta mais do que acerta, é sempre bom parar um pouco e buscar pela técnica. Dessa forma você pode … continuar experimentando, mas com um pouco mais segurança.

Nessa busca, participei recentemente de um workshop em Brasília, com o grande Carlos Avelino, mais conhecido como ‘Avelino’. Além de ilustrador e animador o cara é um aquarelista de mão cheia. Já estudou com outro Mestre, o Carcamo (que dispensa comentários) e já vem há algum tempo ministrando aulas em São Paulo e em outros estados também. Suas aquarelas são vibrantes e inegavelmente belas, mas confesso que o que me atraiu mesmo foram as fusões. Nome esse que inclusive intitula o seu Workshop.

avelino_4 (O povo praticamente em transe só observando)
aquarela-avelino
(Aquarela de Carlos Avelino)

As fusões fazem toda a diferença em trabalhos de Aquarela, pois suavizam as transições de cores e formas, eliminando bordas e divisões muito evidentes. Precisa existir uma harmonia e uma fluidez que fazem com que o trabalho realmente seja aquarela e não uma ilustração criada por outro meio. (E isso demanda prática e tempo.)

 

avelino_2
Estudo realizado no workshop. Entrei com a composição e a primeira aguada. O Avelino matou com essas sombras sensacionais e eu finalizei a folhagem das árvores e detalhes.

 

 

avelino-3

Aqui, no segundo dia em atividade de plein air. A fotografia não se compara a essa experiência porque aqui você exercita muito mais o senso de percepção e criatividade ao traduzir o que se vê para a tela. E isso envolve seletividade e eliminação de detalhes que as vezes não contribuem para a pintura em aquarela. Novamente, o Avelino deu todo o suporte e intervenção. Impressionante como ele conseguia em tempo recorde atender e até salvar algumas tentativas fadadas ao fracasso. Nesse tipo de atividade, é sempre bom ir preparado para o previsto e para o imprevisto. Em poucas horas passamos por sol, chuva, insetos apreciadores de arte e até alguns vendedores ambulantes que não só ofereciam produtos pra comprar, mas também transitavam pelo universo da filosofia com alguns discursos. Mas faz parte da aventura.

Importante dizer que o Workshop foi organizado pela escola de Arte Par de Ideias. Agradecimento especial a Maisa e a Julia pela atenção, organização e suporte do Evento.

workshop-carlos-avelino

http://ave-lino.blogspot.com.br/

https://www.facebook.com/carlos.avelino.10

http://www.pardeideias.com.br/

 

27 thoughts on “Fusões e sensações em aquarela – com Carlos Avelino

  1. Bruna

    Eu amo pintura aquarela e admiro muito quem consegue realmente fazer desta arte. Maravilhoso os trabalhos expostos acima! Sucesso para você e um ótimo 2017!

    Reply
  2. André Hottër

    Entrei no ‘Blogs Recomendados do WordPress’ e lá estava o seu!
    Que bacana que entrei! 🙂
    Parabéns pelo espaço. Super clean e ótimos posts. Sempre gosto de conhecer novos colegas de blog assim vou aumentando minha rede, e claro, conhecendo sobre diversos assuntos e até mesmo cultura. Gostei das artes.

    Estendo aqui o convite para conhecer o meu blog… Ficarei contente com sua visita! 🙂

    HuG! 😀

    http://www.andrehotter.com
    👻 Snapchat: andrehotter
    📸 Instagram: @andrehotter

    Reply
  3. Humberto Castro

    Encontrei esse post como sugestão, e coincidentemente sigo e conheço (um pouco) dos trabalhos do Carlos Avelino com aquarela. São realmente incríveis! Meu sonho era estar participando desse workshop rsrs Acho incrível os efeitos de sombra que ele faz, sempre dando uma atmosfera mais real pras obras. Parabéns! Boas pinturas! Continue relatando essas aventuras artísticas! 🙂

    Reply
  4. André Mangabeira Post author

    oi Humberto. Então, o Avelino é um daqueles caras que te impressionam não só por fazer trabalhos belíssimos, mas por demonstrar uma segurança absurda ao lidar com aquarela, que como sabemos é um negócio meio difícil de dominar, ou de conduzir, melhor dizendo. Ele vai ministrar outro workshop em Brasília em Junho eu acho. Parabéns pelos desenhos também, abraço.

    Reply
  5. Pingback: Arte no seu Melhor. | Título do site

  6. Pingback: Fusões e sensações em aquarela – com Carlos Avelino | Blog do Faiska

  7. epasargada

    Um grande trabalho, muito bonito. A prática leva a perfeição, continue pintando e divulgando seu trabalho, tenho certeza que obras primorosas serão criadas.

    Reply

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s